Impulsionamento político: Levar a narrativa do candidato ao maior número de pessoas dentro do público-alvo estabelecido no planejamento estratégico, está entre os objetivos das campanhas. Na realidade das redes sociais, o impulsionamento político é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode cumprir a tarefa de falar com as pessoas certas na internet.
Antes de abordar especificamente o tema impulsionamento político, o especialista em tráfego pago na política e que ministra a aula A Morte do Tráfego Pago, na plataforma Escola dos Políticos, Marcello Natale, destaca que é necessário entender como se dá a distribuição de conteúdo no dia a dia, na convivência das pessoas, pois essa estrutura social reflete no digital.
“O conteúdo circula no Facebook, no Instagram ou no Tik Tok, exatamente como circula na sua família. Ele circula de pessoa para pessoa”, diz Natale.
Impulsionamento político: atue como carteiro
Um conteúdo de qualidade, que transmita a narrativa do candidato só dará resultado com estratégia. O papel do gestor de tráfego – numa analogia-, como a figura do carteiro, garantirá que a mensagem chegue ao endereço e ao destinatário corretos.
Segundo Natale, desde 2018 a legislação brasileira permite o uso de anúncios pagos em canais sociais. “É necessário quebrar alguns paradigmas. Muitas vezes, as pessoas falam que a gente faz anúncio em rede social para falar com mais pessoas. Isso é errado. A gente faz anúncio para escolher com quem falar”.
O impulsionamento político ajuda a manter o candidato presente em suas bases regionais, estados e municípios. “Os anúncios mudaram a dinâmica. Eles não nos deram mais alcance. Eles nos deram mais capacidade para nos conectarmos com as pessoas. E uma vez conectados a elas, nos mantém conectados.”, explica o especialista.
Redes que permitem o impulsionamento político
Facebook – rede dominante, com presença em todo o Brasil, das pequenas às grandes cidades.
Instagram – rede ainda em crescimento, gigantesca no país. Cada vez maior nas grandes cidades, dominante e que não pode ser ignorada
Youtube – ferramenta chave nas eleições de 2022. Foi o principal canal de comunicação com eleitores e potenciais eleitores. Conta com filtros de público personalizados. Fura a bolha.
Google – ferramenta forte. Permite que você escolha como o candidato vai ser encontrado no buscador, selecionando notícias positivas, por exemplo.
Ciclo do impulsionamento político baseado em hábito
Conhecer o público que recebe o conteúdo do candidato ajuda a melhor distribuir esse material. É necessário falar sobre o candidato para saber quem gosta dele e, então, falar com essas pessoas.
De acordo com Natale, é necessário distribuir conteúdo e captar o público que interage positivamente nas publicações. Com base nas interações, o profissional identifica o público e prioriza o envio de conteúdo. Assim, é possível personalizar a comunicação para quem participa e distribuir melhor os próximos conteúdos. Dessa forma, a base de pessoas com as quais se quer falar, segue numa crescente.
Aprenda as técnicas para fazer impulsionamento político nas redes sociais com o especialista Marcello Natale, na plataforma Escola dos Políticos.
Quer saber mais sobre marketing político digital?
A Escola dos Políticos é a maior e melhor plataforma online de formação para candidatos, políticos em mandato, gestores públicos e profissionais de campanhas eleitorais.
Com apenas o valor da assinatura anual, o aluno tem acesso a um catálogo de 20 cursos de diferentes áreas que o ajudarão a ganhar a eleição utilizando as mais modernas e eficientes estratégias de Marketing Político.
São cursos que vão desde Planejamento Estratégico, Produção de Conteúdo, Anúncios e Impulsionamentos, SEO, Assessoria de Imprensa, Edição de Fotos e Vídeos, além de entender tudo o que pode e não pode ser feito no Marketing Político e na campanha eleitoral.
Todos esses diferenciais fazem da Escola dos Políticos o espaço certo para encontrar o melhor curso de Marketing Político para você e seus objetivos. Então, corra e faça sua assinatura na Escola dos Políticos agora! – www.escoladospoliticos.com.br