Pesquisa eleitoral 2022: quem ganha a eleição? Lula ou Bolsonaro? É isso que as pessoas buscam ao verem os levantamentos quase diários que os institutos de pesquisas têm mostrado.
Mas sinceramente, você precisa entender que pesquisas não servem para isso. Pesquisa eleitoral não serve para saber quem vai ganhar a eleição ou não.
Pesquisa eleitoral serve para traçar e mensurar os resultados de estratégias. Tanto que os dados mais importantes em uma pesquisa não estão nas intenções de voto e menos ainda, de forma fragmentada.
Para analisar uma pesquisa, existem dados bem mais relevantes. Eu, por exemplo, considero rejeição e conhecimento do candidato, fatores bem mais importantes que intenção de votos.
Outros dados importantes são vistos ao longo de tempo. Quanto melhorou ou piorou a avaliação de um governo pode definir se o governante pode ou não pode ser reeleito.
Dados por segmentos e estratos sociais, gêneros e regionais também podem ajudar muito mais que saber em que as pessoas votam naquele momento ou não.
Isso porque pesquisa é foto de momento e não filme. O que está nela é passado e serve para balizar ações que mudem os resultados da próxima.
Se pesquisa eleitoral fosse para adivinhar quem vai ganhar a eleição não precisaria de propaganda eleitoral. É por meio das ações estratégicas de cada campanha que se altera o resultado de uma pesquisa e mais especificamente, das urnas.
Por isso, pesquisa que vale mesmo é a boca de urna, que é feita depois que o eleitor já fez a escolha. Até lá é possível e preciso que candidatos e equipes analisem dados da pesquisa, recortes e tendências para adotar ações que se convertam em voto, mudem ou ampliem os resultados delas.
Pesquisa eleitoral 2022 e as tendências para os próximos dias
Recentemente, fiz um vídeo para o meu canal do YouTube analisando dados da pesquisa que as emissoras de televisão não mostram. Dados que efetivamente trazem tendências para os próximos dias.
Fiz uma análise para esses dados e projetei o que vai acontecer até o fim do primeiro turno das eleições de 2022.
Quer saber mais sobre pesquisa eleitoral 2022 e quem ganha a eleição?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99. Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube