Boas fotos para campanha eleitoral são essenciais para o Marketing Político. Sem boas imagens, seja para suas redes sociais ou até materiais impressos, sua campanha se torna mais fraca.
Um grande erro está em pensar que uma boa foto é a melhor pose, a melhor iluminação ou o melhor equipamento. A melhor foto de candidato está na mensagem.
Uma boa foto de um candidato deve passar uma mensagem ao público. Em um simples clique, você deve passar uma ideia.
Fatores como a roupa, a expressão e o momento podem interferir ou construir essa mensagem. Mas em tempos de redes sociais, é preciso mais que isso.
Uma boa foto deve também dar a ideia de movimento. Ou seja, apesar de uma imagem estática, mostrar uma ação em andamento e não algo que já aconteceu e simplesmente, foi interrompido para um registro.
Ou seja, aquela famosa foto de barreira, um homem do lado do outro, todos olhando para a câmera, não chama a atenção. É só um político fazendo politicagem.
Boas fotos trazem o natural, o espontâneo, o inusitado e até o bizarro. Quanto mais diferente for a foto, mais atenção ela chamará no feed e mais pessoas pararão em seus conteúdos.
Por isso, pare de pensar em pose e equipamentos e passe a pensar em movimento e naturalidade. Coloque pessoas para fotografar seus atos enquanto ele acontece e esqueça que a câmera ou o fotógrafo estão ali.
Quando não for possível, monte uma foto ou uma cena que pareça natural.
E se a foto não ficar boa?
E mesmo que a foto fique ruim tecnicamente, ou seja, escura, desfocada ou o que for, é possível corrigir e com um app gratuito.
Com o Adobe Lightroom CC, você pode corrigir tudo isso em alguns segundos e salvar sua foto ruim, transformando-a em uma boa imagem.
Fiz um vídeo para o meu canal do YouTube, mostrando passo a passo, em um tutorial completo de como usar o app Adobe Lightroom CC para editar suas fotos de candidato e tirar o melhor de suas imagens.