Propaganda eleitoral 2022: começaram na última sexta-feira (26) os primeiros programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. No primeiro dia, foi a vez de deputados estaduais, senadores e governadores. No sábado (27), deputados federais e candidatos a presidente.
A propaganda eleitoral das eleições 2022, no primeiro turno, vai até 29 de setembro. Onde houver segundo turno ou se tiver segundo turno para presidente, ela voltará ao ar de 7 de outubro e se estende até o dia 28 do mesmo mês. A votação do primeiro turno acontece em 2 de outubro e no segundo turno, no dia 30.
O tempo da propaganda eleitoral de cada partido ou candidato é definido pelo número de cadeiras no Congresso Nacional. Quanto mais deputados federais tem os partidos que apoiam o candidato, mais tempo nos blocos diários da tarde e da noite e mais inserseções diárias de 30 segundos tem o candidato.
Nesta eleição, o tempo e as inserções dos candidatos a presidente estão didividos assim:
Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco diário / 68 inserções no primeiro turno;
Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos por bloco / 30 inserções no primeiro turno;
Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos por bloco / 207 inserções no primeiro turno;
Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir): 3 minutos e 39 segundos por bloco / 287 inserções no primeiro turno;
Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos por bloco / 185 inserções no primeiro turno;
Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco / 170 inserções no primeiro turno.
No primeiro dia, fiz um react, ou seja, reagi as propagandas eleitorais dos candidatos a presidente e fiz análises sobre as abordagens e narrativas propostas em cada uma delas.
O vídeo completo está disponível no meu canal do YouTube ou você pode ainda assisti-lo abaixo:
Neste vídeo, falei quem se saiu melhor, quem se saiu pior, quem acertou e quem errou na propaganda eleitoral 2022.
Quer saber mais sobre propaganda eleitoral 2022?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99. Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube