Marketing Político Digital: o que é e como fazer o seu? Essa é a chamada pergunta de milhões, ainda mais com a consolidação da internet e das redes sociais como o meio de melhor custo x benefício para divulgar mandatos e candidaturas para as eleições.
Eu já expliquei aqui, por mais de uma vez, o que é marketing político, o que é marketing eleitoral e a diferença entre eles. Agora, o objetivo desse artigo é ajudar você a aplicar, na prática, esses conceitos no meio digital.
Primeiro, é preciso entender que Marketing Político Digital está longe de ser só posts em uma rede social.
Artigos em um site com otimização para os mecanismos de busca (SEO) é Marketing Político Digital. Captação e organização de leads (cadastros) de eleitores pela internet também. Análise de dados, big ou small data, também estão dentro do escopo.
Por isso é tão importante, quando você for pensar em entrar e fazer Marketing Político Digital, além de criar conteúdos para as redes sociais, pense em ser omnichannel, ou seja, estar em diferentes canais, com diferentes abordagens e estratégicas específicas para cada um deles.
Ter uma rede social forte, com muito engajamento, pode ser ainda melhor se você usar isso para criar abaixo-assinados online para captar número de WhatsApp e e-mails de seus seguidores para fazer disparos para eles de informações relevantes.
Um site não serve só para obter o rótulo para impulsionar no Facebook. Trabalhar a produção de textos e artigos com SEO pode te ranquear nos primeiros lugares do Google e assim, quando o eleitor pesquisar sobre você, ele achar aquilo que você quer que ele ache.
Mais que isso, até mesmo em um simples post, em uma rede social, é preciso pensar estrategicamente.
Cada rede social tem seu uso e característica diferente, não só de público, mas de formatos de conteúdos que você pode e deve usar nelas.
Neste artigo, focarei, de forma mais profunda, no Marketing Político no Instagram.
Marketing Político no Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais importantes no mundo. De acordo com um levantamento da WeAreSocial, somente no Brasil, são 122 milhões de usuários ativos e justamente por isso, o Marketing Político não pode ficar de fora dele.
Quando o Instagram surgiu, ele era apenas uma rede de fotos. Depois, vieram os vídeos de feed e os Stories. Mas nos últimos anos, o Instagram vem passando por sua principal transformação.
De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, para se adaptar ao novo mercado, com a chegada do TikTok, o Instagram passará a ser, cada vez mais, uma rede de vídeos, em especial, microvídeos.
Microvídeos são vídeos curtos, geralmente, de entrenimento, com desáfios replicáveis e trends, coisas que não teria nada relacionado com a política, mas aí que você se engana.
Não só no Instagram, o político ou candidato tem que investir no Infotenimento, ou seja, informação + entretenimento.
Informação são seus projetos de lei, suas ações sociais, suas opiniões sobre os fatos
Curso de Marketing Político Digital gratuito sobre instagram na política
Recentemente, liberei um curso de Marketing Político Digital voltado para o Instagram. Com quase 50 minutos, divididos em três aulas é um dos mais completos do mercado e está disponível gratuitamente por tempo limitado.
Esse curso completo ensina os candidatos a usarem os microvídeos, em especial, o Reels do Instagram, tirando o melhor que esse espaço pode oferecer para mandatos e candidaturas, inclusive, trazendo exemplos do uso dessa ferramenta.
Quer saber mais sobre marketing político digital e o instagram na política?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99. Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube