Apesar de muito utilizada pelos artistas para vender produtos, o Instagram ainda está longe de ser o foco dos candidatos e políticos brasileiros. Além do desconhecimento de como o Insta funciona, faltam boas ideias de marketing para campanha política utilizando utilizando essa rede. Um erro!
O Instagram cresceu cerca de 9% em número de usuários no Brasil somente nos últimos anos. De acordo como Social Media Trends 2018, cerca 47,1% considera o Instagram a rede social preferida acima dos 29,6% do Facebook.
Mais de 37% dos 57 milhões de usuários do Instagram no Brasil utiliza-o por, pelo menos, uma hora por dia. São quase 1,5 bilhão de curtidas diárias nesta rede social no mundo, 15 vezes mais que no Facebook.
Segundo o Nuvem Shop, de todas as vendas realizadas em redes sociais aqui no Brasil, quase 70% aconteceu no Instagram.
Mas como um candidato pode utilizar o Instagram para fazer Marketing Político e Marketing Eleitoral. Separei três ideias de marketing para campanha política utilizando essa rede.
1) Humanize a imagem no Insta
Por ser uma rede de bastidores e pessoalidades, onde a boa e inusitada foto vale mais que a informação tradicional, o Instagram deve servir para humanizar a imagem de político.
Fotos de família ou momentos pessoais podem e devem ser utilizadas no feed, pois elas geram mais engajamento, se combinadas com boas legendas e um conjunto de hashtags que potencialize o alcance.
2) Conte cada passo do seu dia no Stories
O Stories do Instagram é um canal fácil, rápido e com bastante visualizações para mostrar todos os passos e agendas de um político ou candidato em tempo real. No Facebook, por exemplo, postar muito pode atrapalhar o alcance e o engajamento.
Com o Stories é, justamente, o contrário. Quanto mais você posta, quanto mais histórias diferentes leva ao seu público e mais traz elementos para que ele possa interagir com aquele microvídeo de 15 segundos, mais visualizações você pode atingir.
Enquanto um vídeo no Facebook ou até no próprio feed do Insta precisam de começo, meio e fim, legenda e informação, no Stories cabe apenas um registro curto somente para informar onde está e o que está fazendo.
3) Crie um canal de vídeos
Lançamento mais recente do Instagram, o IGTV é uma espécie de YouTube com imagens verticais dentro do app. No início, parecia uma furada, mas com a mudança feita pelo Insta para que o usuário possa publicar prévias dos vídeos no seu feed, o engajamento do IGTV subiu muito.
Hoje é possível ter muitas visualizações, de maneira mais fácil e mais rápida que no próprio YouTube. Poucos políticos utilizam, mas você pode ter seu próprio canal de vídeos com o IGTV do Instagram, para falar de temas de relevância nacional ou até de sua cidade, com até 10 minutos de duração.
A possibilidade ajuda a superar um problema antiga do Instagram, que é a curta duração dos vídeos, de no máximo, um minuto no feed ou 15 segundos (cada) nos Stories.
Aproveite! Poucos políticos brasileiros tem utilizado esse espaço valioso, mesmo com o Instagram favorecendo o alcance dos conteúdos do IGTV.
Leia outros artigos sobre marketing político para vereador e tenha ideias de marketing para campanha política
3 ideias de marketing para campanha política no Instagram
3 ferramentas Google para ganhar uma eleição com pouco dinheiro?
2 dicas de Marketing Político candidatos de oposição e de situação nas eleições de 2020
5 erros do papel do vereador no marketing político da campanha
Como ganhar uma eleição para vereador com pouco dinheiro?
5 dicas para fazer um planejamento estratégico para campanha política
A eleição de 2020 já começou e você não percebeu
Como encontrar eleitores para a campanha de vereador
Marketing Político nas redes sociais: como criar e gerenciar páginas de candidatos?
Marketing Político: melhores posts para candidatos nas redes sociais
Quais são os melhores cursos de marketing político do Brasil?
Qual a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?
Conheça os melhores profissionais do marketing político do Brasil
Marketing Político e Marketing Eleitoral: Qual a diferença?
Marketing Político no WhatsApp: como se comunicar com os eleitores?