Eleições 2022: quem ganha a eleição? Lula ou Bolsonaro? O voto útil vai decidir a eleição no primeiro turno? Com o dia 2 de outubro chegando e m ais pesquisas sendo divulgadas, essa é a grande dúvida dos brasileiros.
Primeiro, é preciso entender que, para ser eleito em primeiro turno, Lula, Bolsonaro ou qualquer outro candidato precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um voto.
Isso significa que o candidato deve ter, excluindo os votos brancos e nulos, metade dos votos mais um para ser eleito em primeiro turno.
Em oito eleições presidenciais no Brasil, isso só aconteceu duas vezes: em 1994 e 1998, as duas com Fernando Henrique Cardoso. Depois disso, nunca mais ocorreu.
Mas em 2022, vai dar primeiro turno?
Em 1998, por exemplo, quando o FHC venceu a eleição em primeiro turno, as pesquisas antes da eleição já apontavam claramente esse resultado. Além de uma distância enorme para o segundo colocado (Lula), FHC já pontuava entre 52% até 54% dos votos válidos nos levantamentos antes da eleição.
Hoje, isso não acontece. Apesar de pontuar na frente, em nenhuma pesquisa, Lula, com folga, atinge o patamar necessário de votos válidos para ser eleito em primeiro turno.
Mesmo quando Lula tinha altíssima aprovação de seu governo, em 2006, ele não venceu a eleição em primeiro turno.
Mas e Bolsonaro vence em primeiro turno?
Menos ainda. Em nenhuma pesquisa dos principais institutos até agora, Bolsonaro aparece na frente e em nenhuma delas, ele sequer está perto do patamar de votos necessários para ser eleito em primeiro turno.
Mesmo em 2018, quando Bolsonaro era mais popular, não tinha enfrentado crises econômicas de vividas em seu governo e desgastes de imagens como da pandemia, ele venceu em primeiro turno.
Em 2018, Bolsonaro teve 49% dos votos válidos, faltando quase 3 milhões de votos para ele ser eleito em primeiro turno.
Mais que isso, em 2018, ele enfrentava um PT mais fraco, com maior rejeição do antipetismo e com um candidato menos popular e relevante do que é Lula hoje.
Eleições 2022 vão terminar no primeiro turno?
Recentemente, fiz um vídeo para o meu canal do YouTube explicando sobre a possibilidade de decisão da eleição em primeiro turno, a estratégia de buscar o voto útil e uma previsão sobre as eleições 2022.
Esse vídeo ajudará você a entender, detalhadamente, porque um candidato vencer uma eleição em primeiro turno é tão difícil e como está o cenário das eleições de 2022 para isso acontecer ou não.
Quer saber mais sobre as eleições 2022 e quem vai ganhar a eleição?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99. Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube