Marketing Político e marketing eleitoral Lucas Pimenta consultor

Lucas Pimenta

Consultor de Marketing Político e Marketing Eleitoral

3 motivos para usar o WhatsApp Business na sua campanha

Os resultado das eleições de 2018 mostraram como o WhatsApp pode ser uma ferramenta indispensável para o Marketing Político e campanhas políticas para ampliar o relacionamento com os eleitores e ganhar votos.

Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil e dedicação de horas do dia na troca de mensagens em conversas privadas e grupos, o WhatsApp se tornou a maneira mais fácil de levar uma informação até as mãos das pessoas, sem precisar contar com a sorte de ela ser impactada no feed de alguma rede social. Enviou, o usuário é notificado e recebe.

E o melhor: o usuário não paga nada para receber ou até compartilhar a informação recebida, diferente do que acontecia com os SMSs – os torpedos.

Por conta disso, candidatos com maior estrutura, dentro e fora do período eleitoral, passaram a utilizar disparadores em massa, softwares ligados a diversos smartphones, com diferentes chips e uma base de contatos enorme para enviar automaticamente as mensagens.

Por não ser um serviço barato e fácil de operar, os disparos em massa de WhatsApp ficam mais restritos as grandes campanhas, mas mesmo assim, políticos e candidatos com orçamentos menores também podem utilizar o app com eficiência para se relacionarem com seus eleitores.

Um dos caminhos está no WhatsApp Business, voltado para empresas, mas que é gratuito assim como o comum e oferece mais possibilidades para uma boa campanha de marketing político.

Além de ter migração simples entre o comum e o Business – assista ao vídeo tutorial explicando como migrar – optar pela versão empresarial do WhatsApp tem muitas vantagens.

Com um bom cadastro de eleitores e a ativação deles para que possam ser colocados em listas de transmissão, – como mostro no vídeo acima – o WhatsApp Business pode ajudar na missão de como ganhar uma eleição com pouco dinheiro e ser eleito vereador.

Antes tudo, baixe gratuitamente o WhatsApp Business na Play Store (Android) ou na Apple Store (IOS).

Listei 3 motivos para você migrar para WhatsApp Business e incrementar sua campanha política:

1) Mensurar entregas e leituras

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de mensuração de estatísticas. Além de verificar quantas mensagens foram enviadas e recebidas pelo usuário, é possível medir ainda quantas foram entregues, recebidas e lidas.

Com isso, medindo a cada campanha nova de conteúdo enviado, é possível mensurar a taxa de abertura, quais conteúdos funcionaram mais e o que compensa repetir para ter mais sucesso.

Para ter acesso as estatísticas:

1)Toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela

2) Em seguida, acesse a opção “Configurações”

3) Acesse a opção “Configurações da empresa”

4) Na janela seguinte, toque em “Estatísticas”

2) Organização dos contatos

Outra vantagem interessante do WhatsApp Business está na organização dos contatos por meio das etiquetas.

Com essas etiquetas, o candidato pode, por exemplo, organizar os contatos por bairro ou por tipo de demanda e trabalho.

Isso facilita a distribuição e customização, com materiais de campanhas diferentes para cada público. Por exemplo, um vídeo o conquista pode interessar para pessoas de uma bairro e não de outro.

Se eles forem marcados com etiquetas é mais fácil identificar os contatos que devem ou não receber a informação disparada, ou até montar grupos e listas de transmissão usando essas etiquetas como base.

3) Mensagens automáticas

Não é todo o tempo que se pode estar no WhatsApp e deixar um eleitor no vácuo, sem qualquer resposta ou posicionamento, por mais que esteja ocupado, pode significar até uma quebra de relacionamento.

O WhatsApp Bussines diminui a possibilidade desse problema acontecer com duas ferramentas integradas de automação de respostas.

Programando um horário onde não estará em funcionamento, é possível programar uma mensagem para, no caso de um cliente entrar em contato, enviar uma “Mensagem de Ausência”, que não necessariamente precisa ser de ausência.

É possível programar o envio de uma mensagem que diga “Já respondo”, com links das redes sociais, sites, blogs ou canais do candidato.

Também é possível programar uma “Mensagem de saudação”, que será enviada automaticamente para clientes que entrarem em contato com o candidato ou político pela primeira vez ou que estão a mais de 14 dias sem mandar qualquer mensagem para você.

Para configurar mensagens automáticas:

1)Toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela

2) Em seguida, acesse a opção “Configurações da empresa”

3) Acesse “Mensagem de Ausência” ou “Mensagem de Saudação”

4) Ative nos dois casos, defina as mensagens e os horários e casos, se sempre ou em casos específicos

Leia outros artigos sobre marketing político para vereador e tenha ideias de marketing para campanha política

3 ideias de marketing para campanha política no Instagram

3 ferramentas Google para ganhar uma eleição com pouco dinheiro?

2 dicas de Marketing Político candidatos de oposição e de situação nas eleições de 2020

5 erros do papel do vereador no marketing político da campanha

Como ganhar uma eleição para vereador com pouco dinheiro?

5 dicas para fazer um planejamento estratégico para campanha política

A eleição de 2020 já começou e você não percebeu

Como encontrar eleitores para a campanha de vereador

Marketing Político nas redes sociais: como criar e gerenciar páginas de candidatos?

Marketing Político: melhores posts para candidatos nas redes sociais

Quais são os melhores cursos de marketing político do Brasil?

Qual a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?

Conheça os melhores profissionais do marketing político do Brasil

Marketing Político e Marketing Eleitoral: Qual a diferença?

Marketing Político no WhatsApp: como se comunicar com os eleitores?

Quem é o especialista em Marketing Político e Marketing Eleitoral?

Lucas Pimenta é jornalista, formado pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Marketing Político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Polêmico e irreverente, foi responsável, em 2024, pela estratégia digital de quatro candidatos à prefeitura de grandes cidades e foi consultor de digital da campanha de Amom Mandel, a prefeito de Manaus.

A campanha de Amom teve o terceiro menor custo por voto entre os primeiros colocados das maiores capitais do Brasil, além de ser a única do Amazonas e, uma das duas únicas do Norte, a figurar entre os 20 maiores engajamentos de candidatos a prefeito das 26 capitais brasileiras.

Em 2022, Lucas Pimenta foi o consultor responsável pelo digital da campanha presidencial de Soraya Thronicke. Trabalhou na Câmara Municipal de São Paulo de 2017 a 2022; na Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de SP de 2013 a 2016; e na Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo, em 2008. 

Em 2020, concluiu o curso “Citizen Politics in America: Public Opinion, Elections, Interest Groups, and the Media”, na universidade de Harvard.

Lucas Pimenta é autor da série de formações de Marketing Político “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro?” e criador da maior plataforma de cursos do Brasil, a Escola dos Políticos. Palestrou em mais de 30 cidades de 18 estados do Brasil, levando conhecimento sobre Marketing Político.

Aprenda Marketing Político e Marketing Eleitoral com pouco dinheiro

Marketing Político e Marketing Eleitoral - Curso de Marketing Político - Escola dos Político - 60 cursos de marketing político de 50 profissionais

Escola dos Políticos

Plataforma de cursos

60 cursos de marketing político, feitos por 50 profissionais renomados para aprender tudo o que precisa para vencer eleições e fazer um mandato com excelência

A partir de R$ 89,99

Marketing Político e Marketing Eleitoral - E-book - Vídeos que funcionam - 160 roteiros prontos para políticos e candidatos

160 roteiros prontos

E-book

Pacote “Vídeos que funcionam: 160 roteiros prontos para políticos e candidatos” feito por Lucas Pimenta e Márcio Lemos com palavra por palavra que precisa gravar

12x R$ 26,00

Marketing Político e Marketing Eleitoral - Livro de Marketing Político - Compre votos - Como fazer seu eleitor de idiota

Compre votos

E-book e livro físico

Compre votos: como fazer seu eleitor de idiota? Livro nas versões física e digital com o maior estudo e manual para o uso da atenção na conquista de votos

A partir de 69,99

Aprender Marketing Político sem pagar nada

Marketing Político e Marketing Eleitoral - Aprender marketing político gratuito com cinco e-books e um curso

Já pensou ganhar cinco livros digitais, acesso a grupo VIP de dicas e aulas, além de uma palestra completa e gratuita para aprender Marketing Político e Marketing Eleitoral, sem pagar nada por isso? A sua chance está aqui!

Basta enviar a palavra “Palestra” para o WhatsApp (11) 99944-5215 e você receberá tudo isso diretamente no seu celular, gratuitamente.

As formas de aprender Marketing Político e Marketing Eleitoral gratuitamente, sem pagar nada não param por aí. Você também pode ter acesso a curso gratuito com 16 videoaulas que somam mais de 10 horas de conteúdos que vão desde o planejamento estratégico ao tráfego pago, passando por produção de conteúdo para políticos e candidatos. Tudo isso com exemplos e tutoriais na tela para você não errar!

Os melhores artigos de Marketing Político e Marketing Eleitoral

Mentorias e consultorias de Marketing Político e Marketing Eleitoral

Políticos em mandato, gestores públicos e pré-candidatos na próxima eleição podem contar com o trabalho do consultor de Marketing Político, Lucas Pimenta, tanto por meio de mentorias como consultorias.

Na consultoria e no programa de mentoria prolongado, além de construir um planejamento estratégico personalizado por meio de análises de pesquisa, matriz SWOT e entrevista de profundidade (diamante político), Lucas Pimenta ainda faz acompanhamento, revisões e sugestões de ações, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além disso, a equipe recebe treinamentos para executar o plano de ações. Ou seja, tudo que é realizado no mandato ou na campanha eleitoral é orientado do início ao fim, deixando um legado ao fim da mentoria e consultoria para que o time do político continue avançando.

Lucas Pimenta ainda abre agenda para sessões de mentoria individuais, com duração de uma hora, com custo baixo para permitir que candidatos ou políticos com menos recursos possam tirar suas dúvidas e vencer a eleição.

Políticos que já passaram pelas mentorias e consultorias de Marketing Político e Marketing Eleitoral

Amom Mandel

Candidato a prefeito de Manaus - AM

Soraya Thronicke

Candidata à presidência

Lorena Oliveira

Prefeita eleita de Franco da Rocha - SP

Neto Furini

Prefeito eleito de Junqueirópolis -SP

Guilherme Piai

Sec. de Agricultura de SP

Romero Albuquerque

Deputado Estadual - PE

Andreza Albuquerque

Vereadora de Recife - PE

Rinaldi Digilio

Vereador de São Paulo - SP

Aline Torres

Sec. de Cultura de SP

Cesar Brisolara

Vereador de Pelotas - RS

Raphael Vitiello

Candidato a prefeito do Guarujá - SP

Gabriel Roncon

Candidato a prefeito de Ribeirão Pires - SP
Marketing Político e Marketing Eleitoral com Lucas Pimenta - Curso de Marketing Político, palestras, mentorias

Todos os direitos reservados para LP Marketing Político e Marketing Eleitoral ®