Fazer marketing político digital é ir além das redes sociais como o Facebook ou até mesmo o WhatsApp. Utilizar o Google e seu volume de buscas para chegar ao eleitor pode facilitar o caminho de um candidato ou político para se eleger vereador.
O Google oferece uma série de recursos e ferramentas gratuitas que podem ajudar candidatos e políticos a como ganhar uma eleição para vereador com pouco dinheiro e em alguns casos, até mesmo sem gastar nada.
Todos os dias, o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas e no Brasil, 95% das buscas são feitas no Google. Tanto no período eleitoral quanto antes, o candidato ou político pode chegar até seus eleitores utilizando ferramentas para ajudar no ranqueamento e ficar nas primeiras páginas do Google.
Neste artigo, separei três ferramentas Google que são gratuitas e podem ajudar o candidato ou político a fazer marketing político e eleitoral. Veja:
Google Trends
De forma gratuita, o candidato pode usar o Google Trends para verificar os termos mais buscados, as frases que estão em ascenção (ou seja cresceram em buscas nos últimos tempos) e utilizar isso para fazer marketing de conteúdo.
Com base nos termos mais buscados, o candidato ou político pode criar vídeos para o YouTube ou até mesmo, artigos para seu blog. Esses dados podem ser utilizados para definir tags, título e até descrição desses conteúdos.
Utilizar as palavras certas ajuda o marketing político e marketing eleitoral do candidato a ranquear melhor e aparecer nas primeiras páginas do Google, e assim, ser encontrado mais facilmente pelos eleitores.
Clique aqui e acesse o Google Trends
Google Search Console
Cadastrando ou autorizando seu site ou blog no Google Search Console, o candidato ou político consegue verificar quantas pessoas chegam até sua página por meio do buscador, mas principalmente, como as pessoas chegam lá.
Por exemplo, é possível verificar quais termos foram buscados por usuários do mundo todo que fizeram eles visualizarem sua página no Google e quantos efetivamente clicaram e abriram sua página.
Ainda é possível ver o posicionamento médio de seu blog ou site no buscador, em qual página aparece, tanto no geral quanto por termos ou frases buscadas especificamente.
Combinando o Google Trends com o Search Console, o político pode verificar os melhores termos e explorá-los com novos conteúdos, fazendo com que o ranqueamento em cada uma das expressões buscadas melhore e ele atinja mais eleitores, em especial, em sua cidade.
Clique aqui e acesse o Google Search Console
Google Analytics
Outra ferramenta que também pode ser usada e abusada pelo candidato, seja para o site, blog ou canal do YouTube é o Google Analytics, que também precisa ser cadastrado (ou autorizado) com sua página para funcionar.
Com ele, o candidato consegue verificar e mensurar não só as visitas que recebeu no período, dividido por cada post, mas também quanto tempo o público permaneceu na página e a taxa de rejeição.
Além disso, é possível verificar por quais dispositivos as páginas foram acessadas, se por computador, smartphone ou tablet, os locais de onde vieram esses visitantes, e fazer todo o comparativo desses dados.
Clique aqui para acessar o Google Analytics
Leia outros artigos sobre marketing político para vereador e tenha ideias de marketing para campanha política
3 ideias de marketing para campanha política no Instagram
3 ferramentas Google para ganhar uma eleição com pouco dinheiro?
2 dicas de Marketing Político candidatos de oposição e de situação nas eleições de 2020
5 erros do papel do vereador no marketing político da campanha
Como ganhar uma eleição para vereador com pouco dinheiro?
5 dicas para fazer um planejamento estratégico para campanha política
A eleição de 2020 já começou e você não percebeu
Como encontrar eleitores para a campanha de vereador
Marketing Político nas redes sociais: como criar e gerenciar páginas de candidatos?
Marketing Político: melhores posts para candidatos nas redes sociais
Quais são os melhores cursos de marketing político do Brasil?
Qual a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?
Conheça os melhores profissionais do marketing político do Brasil
Marketing Político e Marketing Eleitoral: Qual a diferença?
Marketing Político no WhatsApp: como se comunicar com os eleitores?