Antes de os resultados das eleições de 2018 terem sido divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela já tinha um vencedor: o app de mensagens WhatsApp, que de forma gratuita, se equiparou ou até ultrapassou em eficiência a televisão como principal meio de comunicação para ações de marketing político e eleitoral.
Não é difícil entender os motivos do porquê o WhatsApp se tornou uma ferramenta tão importante nas eleições e fez com que, por exemplo, Jair Bolsonaro, com apenas alguns segundos de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão durante o primeiro turno, superasse concorrentes com muito mais tempo e recursos disponíveis na mídia tradicional.
- O WhatsApp conta com aproximadamente 120 milhões de usuários no Brasil. Pesquisas mais recentes apontam que 172 milhões de brasileiros assistem televisão, mas 89% diz estar conectado também a internet enquanto o faz
- Cerca de 80% dos usuários do WhatsApp afirmam acessar e trocar mensagens pelo app todos os dias. No caso da televisão, 74% das pessoas assiste todos os dias
- O Brasil é o segundo país com mais usuários de WhatsApp no mundo
- Pesquisa da Opinion Box apontou que, apesar de ter menos usuários que o Facebook, o WhatsApp é a rede social preferida dos brasileiros, com 53% das preferências (não a mais utilizada)
- Das nove horas que os brasileiros passam em média por dia na internet, de acordo com a We Are Social – contra cinco horas de televisões ligadas – o WhatsApp toma 24% desse tempo, quase três horas diárias na média, somente poucos minutos menos que o Facebook com 25%
Com números desse tamanho, pouco menores que o da TV, mas mais frequência e um grande tempo de permanência, o WhatsApp quebrou a hegemonia da televisão como grande meio de divulgação de campanhas eleitorais, em especial, para cargos do Executivo, onde ela dominava desde o início dos anos de 1990.
Qual a importância do WhatsApp nas eleições?
Uma pesquisa feita pelo Datafolha durante as eleições de 2018 mostrou o tamanho da importância do WhatsApp e qual é o peso das informações que circulam pelo aplicativo durante o período eleitoral ou até mesmo, antes.
- 67% dos eleitores brasileiros utilizaram o WhatsApp para se informar sobre as eleições e os candidatos
- 24% dos eleitores afirmaram ter usado o WhatsApp para difundir informações, notícias e conteúdos sobre a eleição e os candidatos
- 62% dos eleitores disseram acreditar muito nas notícias e informações recebidas sobre a campanha eleitoral no WhatsApp e 25% dessas pessoas disseram acreditar pouco
- Somente 8% afirmaram não acreditar nos conteúdos eleitorais espalhados no WhatsApp
Esses dados mostram o peso de um bom planejamento de marketing político e eleitoral no WhatsApp.
A pesquisa mostra que, além de a ampla maioria das pessoas acreditarem naquilo que recebe, mais importante ainda para a comunicação política é que quase 25% delas repassam as informações para seus amigos e grupos.
Ou seja, um candidato que tiver bons conteúdos de qualidade para o WhatsApp tem a chance enorme de multiplicar seu alcance, e melhor ainda, de forma orgânica, gratuita e com a participação de pessoas comuns.
Como usar o WhatsApp para fazer marketing político na campanha?
Agora que sabemos o quanto o WhatsApp é uma ferramenta importante de comunicação política e o quanto ele foi decisivo nas eleições de 2018, é preciso operacionaliza-lo para o planejamento de marketing político e eleitoral.
Para exemplificar melhor gravei um vídeo tutorial simples e fácil sobre como instalar, como criar listas de transmissão e ideias de conteúdos para compartilhar no WhatsApp e ter bons resultados na campanha eleitoral ou antes. Assista:
Leia outros artigos sobre marketing político para vereador e tenha ideias de marketing para campanha política
A eleição de 2020 já começou e você não percebeu
Como encontrar eleitores para a campanha de vereador
Marketing Político nas redes sociais: como criar e gerenciar páginas de candidatos?
Marketing Político: melhores posts para candidatos nas redes sociais
Quais são os melhores cursos de marketing político do Brasil?
Qual a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?
Conheça os melhores profissionais do marketing político do Brasil
Marketing Político e Marketing Eleitoral: Qual a diferença?
Marketing Político no WhatsApp: como se comunicar com os eleitores?