Marketing Eleitoral: o que é e como fazer o seu? Essa é uma das perguntas que mais recebo em meus canais, vindas de quem quer ser político ou candidato.
Recentemente, falei aqui sobre o que é Marketing Político e a importância de complementá-lo com o Marketing Eleitoral para atingir seus objetivos. Eles são diferentes, mas complementares. Um sem o outro não adianta.
Primeiro, você precisa entender que Marketing Político não é só sair postando nas redes sociais ou pior ainda, entregar folhetos e santinhos pedindo voto.
O que é Marketing Político?
Marketing Político, na verdade, são séries de estratégias, com diferentes ações de diversas áreas, físicas e digitais, de médio e longo prazo, para criar narrativas, posicionar o candidato, construir público e reputação.
Não só políticos em mandato podem fazer e ter seu Marketing Político. Com um bom planejamento estratégico, começando por pesquisa para entender o que pensa o eleitor que quer atingir, e realizar ações para mandar a mensagem a ele, em especial, para diferenciá-lo dos concorrentes, qualquer pessoa pode ter um bom Marketing Político.
A tal mensagem pode ser desde um post nas redes até um santinho impresso, mas independente do formato, precisa chamar a atenção, gerar interesse e causar identificação. Sem essas três etapas, você não conseguirá atingir seus objetivos. Esses objetivos, basicamente, são ser conhecido por mais pessoas e fazer com que essas pessoas se identifiquem com você ou com o que você pensa.
Ampliar público e fidelizar esse público é o grande objetivo
E o que é Marketing Eleitoral?
Já o Marketing Eleitoral são estratégias de curto prazo, para conquistar votos de eleitores na eleição. É levar o candidato aos públicos de interesse e transformá-los em eleitores.
É claro que o Marketing Eleitoral também exige narrativa, posicionamento e etc, mas o grande o objetivo não é mais tornar a pessoa e suas ideias conhecidas, mas fazer com que o público se converta ou vote nele. A diferença é que o objetivo central não é mais mostrar como funciona o produto ou o quanto ele é bom para as pessoas, mas quanto custa e como ele é o único que serve para resolver determinado problema ou dor do comprador.
E por isso é tão importante trabalhar o Marketing Político, antes de trabalhar o Marketing Eleitoral. Afinal, ninguém compra um produto que não conhece, não confia e que já viu outros iguais antes. Marketing Eleitoral não sobrevive sem Marketing Político.
Mas Marketing Político não sobrevive sem o Marketing Eleitoral. Por isso, não adianta nada ser conhecido, reconhecido, ter pessoas que se identificam com você e suas ideias, que o admiram se você também não pedir votos.
Mas não basta apenas ficar publicando e entregando santinhos. É preciso resgatar, a todo o momento, usando a repetição, o que o eleitor ganhará caso vote no candidato.
Não estou falando de compra de votos e sim, de benefício direto. Essa é a primeira pergunta do eleitor: O que ganho votando nesse cara? Então, além de pedir o voto, mostre a todo o momento como você pode resolver os problemas do eleitor que está atingindo com aquela ação.
Quer saber mais sobre Marketing Político Eleitoral?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99. Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube