Eleições 2022: quem vai ganhar? Lula ou Bolsonaro? As primeiras pesquisas do segundo turno das eleições já começaram a sair, mas diferente do primeiro turno, após os erros, elas não empolgam e nem desanimam ninguém.
Os resultados, por enquanto, são: Lula com 52,4% e Bolsonaro com 47,6%, na Atlas. Na Quaest, Lula tem 54% e Bolsonaro 46%. No Paraná Pesquisas, Lula com 51,9% e Bolsonaro com 48,1%. No Ipec, Lula com 51% e Bolsonaro com 42%.
E apesar dos resultados parecidos entre elas, os erros que marcaram o primeiro turno tiraram a confiabilidade do público em relação as pesquisas. E não poderia ser diferente.
O pior é que as pesquisas que já erraram no primeiro turno poderão errar novamente no segundo turno e por um motivo muito simples: distorção nas amostras.
Eleição 2022 e os erros das pesquisas
Como você já deve saber, as pesquisas são feitas com amostras. Ou seja, com base um número de entrevistados eles tentam reproduzir um público maior. No caso das eleições, com base em determinado número de pesquisados reproduzir o eleitorado todo.
O problema não está no tamanho, se 2.000 pessoas para representar os 120 milhões, mas sim, em como essa amostra é montada.
Por exemplo, se no Brasil 52% dos eleitores são mulheres, nas pesquisas, entre os entrevistados também precisa ser assim. O mesmo em relação a distribuição por faixa etária, regional, estadual e etc. A proporção no conjunto do eleitorado deve ser a mesma que na pesquisa.
Na maioria, esses estratos as pesquisas seguem. Os problemas estão na renda e em camadas de segurança como o voto no primeiro turno.
Muitas pesquisas, no primeiro turno, superdimensionaram o número de pobres entre os entrevistados, nas amostras. Ou seja, entrevistaram mais pobres do que proporcionalmente, o Brasil tem. Como Lula lidera nesse público, isso aumenta ou majora os votos para ele nas pesquisas.
Além disso, agora, no segundo turno, com o resultado das urnas do primeiro turno, eles deveriam entrevistar proporcionalmente o volume de pessoas que votaram em cada um dos candidatos, assim como foi.
Mas, por exemplo, na pesquisa Ipec, eles entrevistaram 0,7 pp mais de pessoas que votaram em Lula do que tiveram nas urnas e 2,3 pp a menos de pessoas que votaram em Bolsonaro. Ou seja, somente aí, nesta camada de segurança, uma distorção de 3 pp.
Isso pode mudar o resultado da pesquisa. Fiz essa correção reduzindo a distorção e o cenário, considerando a margem de erro de dois pontos para cima ou dois pontos para baixo é de empate técnico no limite entre Lula e Bolsonaro
Eleições 2022: quem vai ganhar?
Recentemente fiz um vídeo para o meu canal do YouTube falando sobre esses erros nas pesquisas e como as abstenções podem decidir essa eleição tão apertada.
Esse vídeo traz todos os detalhes sobre os erros de amostras que podem mudar os resultados das pesquisas e todos os dados sobre abstenções e como elas prejudicam Lula se crescerem ainda mais no segundo turno.
Quer saber mais sobre as eleições 2022 e quem vai ganhar?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99. Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube