Direito eleitoral: Viver o dia a dia de uma campanha eleitoral é um desafio. Há muitas questões que precisam ser consideradas antes de tomar decisões, com a finalidade de evitar problemas que possam prejudicar o candidato. Conhecer a legislação eleitoral e compreender o que pode e o que não pode ser feito é um passo importante.
Importância do direito eleitoral na estratégia de campanha
Além das estratégias tradicionais de Marketing Político, é essencial destacar a necessidade de aderir rigorosamente à Legislação Eleitoral. O não cumprimento das normas pode resultar em sérias consequências legais, incluindo multas eleitorais, risco de cassação do registro do candidato e perda do diploma do mandato. O equilíbrio entre as táticas de marketing e a aderência às regras legais é, portanto, imperativo para o sucesso da campanha.
Na plataforma Escola dos Políticos, na aula “Legislação eleitoral: como não se dar mal?”, ministrada pelo advogado, especialista em Direito Eleitoral e Político, idealizador da página Descomplica Eleição, Amilton Augusto, são abordados temas referentes à pré-campanha e propaganda eleitoral, além da campanha política no âmbito digital.
Direito eleitoral: pré-campanha e campanha eleitoral
Dentre os temas abordados pelo especialista, destaca-se o esclarecimento sobre o início da pré-campanha eleitoral. Augusto ressalta que, no caso de políticos em mandato com interesse na reeleição, a pré-campanha começa desde o primeiro dia do mandato, ou até mesmo antes.
Augusto esclarece que, apesar de a pré-campanha não ter dia para começar, tem data para acabar. E ela acaba quando começa a campanha eleitoral, assim como a campanha eleitoral acaba no dia que antecede a eleição.
Direito eleitoral: o que pode e o que não pode
Com base na legislação, o especialista aponta os elementos e ações que podem ser utilizados e os que não podem durante cada período. Isso inclui orientações sobre o uso de propaganda em residências e veículos, além de diretrizes específicas sobre adesivos, santinhos e bandeiras.
Augusto enfatiza ainda que as restrições na pré-campanha são basicamente três: proibição do uso de instrumentos de propagandas que não sejam permitidos na campanha eleitoral, abuso de poder econômico e o pedido explícito de votos.
Para garantir o sucesso de uma campanha eleitoral, além de dominar as estratégias de marketing político, os candidatos precisam compreender o campo do Direito Eleitoral. Isso não apenas fortalece sua imagem, mas também protege contra possíveis complicações jurídicas que possam surgir durante o processo eleitoral.
Esse é um dos novos cursos da Escola dos Políticos, plataforma de cursos de Marketing Político, que conta com mais de 45 formações de 35 professores, voltadas para políticos, candidatos e assessores.
Quer saber mais sobre Direito Eleitoral?
A Escola dos Políticos é a maior e melhor plataforma online de formação para candidatos, políticos em mandato, gestores públicos e profissionais de campanhas eleitorais.
Com apenas o valor da assinatura anual, o aluno tem acesso a um catálogo de 40 cursos de diferentes áreas que o ajudarão a ganhar a eleição utilizando as mais modernas e eficientes estratégias de Marketing Político.
São cursos que vão desde Planejamento Estratégico, Produção de Conteúdo, Anúncios e Impulsionamentos, SEO, Assessoria de Imprensa, Edição de Fotos e Vídeos, além de entender tudo o que pode e não pode ser feito no Marketing Político e na campanha eleitoral.
Todos esses diferenciais fazem da Escola dos Políticos o espaço certo para encontrar o melhor curso de Marketing Político para você e seus objetivos. Então, corra e faça sua assinatura na Escola dos Políticos agora! – www.escoladospoliticos.com.br