Um dos espaços mais nobres das redes sociais, atualmente, é o Reels do Instagram. Criado em 2020, três meses antes das eleições municipais, esse formato têm crescido e muito. Como fazer reels criativos para políticos e bombar no Instagram?
O Reels tem características próprias. Além de ser mais curto, esse formato tem uma dinâmica diferente. Conteúdos estritamente políticos não funcionam nele.
O entretenimento, com músicas em alta e desafios replicáveis, são o segredo do sucesso para qualquer um que queira produzir esse formato.
Por isso, não adianta cortar um discurso e colocar lá. É preciso e necessário seguir essa tríade, pensando em dar tempo de tela ao usuário.
Por que Reels no Marketing Político?
Pesquisas como da Wyzowl mostram que o consumo de vídeos cresceu com a pandemia e que mais de 65% das pessoas prefere consumir vídeos curtos.
Isso gerou um crescimento enorme do TikTok, o que fez o Instagram criar o Reels.
Hoje, os Reels ou vídeos curtos neste formato já correspondem a mais de 40% de todos os conteúdos postados no Instagram.
Porque música em alta em reels criativos para políticos?
Quanto mais uma música ou áudio é utilizado por produtores de conteúdos, mais em alta essa música fica e ela é indicada pela seta cinza.
E quanto mais os produtores criam Reels com aquele áudio, mais Reels com essa música são consumidos e mais são entregues aos usuários.
Fora isso, cada música tem sua trend ou seu desafio replicável, seja uma dancinha ou movimentos que harmonizam com as batidas da música. Então, quanto mais seu conteúdo se aproximar do desafio replicável proposto, mais tempo de tela terá.
E com mais tempo de tela, mais o Instagram entenderá seu Reels como relevante e assim, dentro de todos os vídeos feitos com aquela música, ele ganha prioridade na distribuição.
Não entendeu? Preparei um vídeo explicando tudo isso.
Assista ao vídeo que fiz em meu canal do YouTube e aprenda como configurar um chatbot para o seu Facebook.
Leia outros artigos completos como esse em meu blog