Como fazer campanha eleitoral para jovens na política e ganhar o voto da juventude? Essa é uma das dúvidas que mais ouço de políticos em mandato ou pessoas que querem ser candidatos na próxima eleição.
Isso porque muitos acreditam que a juventude pode ser um nicho relevante para vencer as eleições, mas os desafios não são pequenos. Não basta ser jovem, usar trends ou ir para o TikTok.
Por isso, trago cinco segredos para você fazer uma boa campanha eleitoral para o público jovem.
Campanha eleitoral para jovens: Jovem? Qual tipo de jovem?
Jovens não são iguais. O de periferia, o jovem cristão, o de esquerda, o de direita e o universitário são diferentes e querem coisas diferentes.
Por isso, é importante entender com qual tipo de jovem irá falar, quais são as dores desse segmento, o que eles esperam de um político e passe a defender essas pautas.
Campanha eleitoral para jovens: Use referências pop da geração
Usar referências musicais, de séries, filmes ou desenhos sempre funciona, mas a juventude vai de 19 a 29 anos.
Não adianta tentar falar com alguém de 18 anos usando como referência algo do início dos anos 2000. Eles não irão entender e não serão impactados pela ação por mais descolada que ela pareça.
Ou seja, gerações diferentes, com referências diferentes. Use as certas!
Política é chata? Torne menos
Quando mais conectada é a geração e mais jovem é ela, mais chata ela acha a tal burocracia política. Discursos longos, chatos e cheios de enrolação afastam.
Pense em conteúdos que usem e abusem de transições, frases curtas, músicas e seja dinâmico. A atenção é o bem mais precioso do Marketing Político.
Tente chamar a atenção nos primeiros segundos de vídeo, com algo impactante, chocante e assim terá mais chances de manter o jovem consumindo até o final.
Menos cara de propaganda
Um estudo com jovens nos EUA mostrou que vídeos curtos com menos produção, iluminação e maquiagem são mais aceitos.
Enquanto isso, muitos políticos acham que devem fazer produções de TV em redes sociais. Pior que isso, com discurso de propaganda, falando dele mesmo o tempo todo e exaltando ele mesmo.
Torne seus conteúdos mais naturais e espontâneos. Fale mais sobre as dores das pessoas do que sobre você mesmo. Elas querem se ver nas redes sociais e se reconhecerem ali.
Os canais certos e não é só um!
Apesar de mais de 65% dos usuários do TikTok terem menos de 30 anos, tem jovem em todas as redes querendo posts diferentes.
Achar que vai falar com todos os jovens só usando o TikTok é um grande erro. Atue diferentes em canais diferentes. Seja omnichannel.
Voto da juventude: quer saber mais sobre campanha política para jovens?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99.
Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube