Aumentar o engajamento na rede social de políticos. Esse é o grande sonho dos próprios políticos, assessores e equipe. E sim, é muito difícil ter mais engajamento nas redes sociais de políticos, mas isso é possível.
Apesar das plataformas, cada vez mais, quererem tirar a política delas, evitando problemas judiciais e deixando o ambiente menos bélico, as redes sociais são indispensáveis na estratégia de Marketing Político.
Mas não basta postar. Não basta ficar publicando onde está ou quem está. Sem narrativa, sem posicionamento e sem planejamento você não vai aumentar o engajamento nas redes sociais de um político..
Por isso, separei cinco passos para você ganhar mais engajamento nas redes de um político ou candidato. Confira nossas dicas!
1. Defina sua estratégia para aumentar o engajamento na rede social de políticos
Antes de tudo, é importante definir uma estratégia clara para as redes sociais. É preciso saber quem é o público-alvo, quais são os objetivos da campanha e como a mensagem será transmitida. Com uma estratégia bem definida, é mais fácil criar conteúdos relevantes e engajadores.
No meu canal do YouTube, disponibilizei uma aula completa sobre Planejamento Estratégico para políticos e candidatos, mostrando como você pode construir o seu e não errar na construção da estratégia para sua candidatura.
2. Produza conteúdo de qualidade para ter mais engajamento nas redes sociais
O conteúdo é a base de qualquer campanha nas redes sociais. Por isso, é fundamental produzir conteúdo de qualidade, que seja relevante e interessante para o público. Além disso, é importante diversificar os formatos, utilizando vídeos, imagens e textos para transmitir as ideias e propostas.
Se o conteúdo não entretém, diverte ou faz chorar, não ensina algo novo, que o eleitor quer aprender, mas não sabia ou não provoca interações, ou seja, desperta a vontade do eleitor interagir, não é um bom conteúdo para as redes de um político.
Fiz um vídeo para o meu YouTube explicando os cinco passos para fazer um post perfeito e não errar na hora de criar conteúdos para as redes sociais de políticos e candidatos
3. Interaja com o público para gerar mais engajamento com a rede do político
O engajamento nas redes sociais é resultado da interação com o público. Por isso, é importante responder comentários e mensagens, promover enquetes e perguntas, e incentivar a participação do público. Assim, é possível criar um diálogo e fortalecer o relacionamento com os eleitores.
Mais que isso, o algoritmo das plataformas é calçado nas interações, nos envolvimentos. Quanto mais envolvimentos um post tem mais ele será entregue organicamente. Quanto mais uma pessoa interage com os posts de uma página, mais posts dela irá receber.
Por isso, interagir não só é importante para criar relacionamento, mas para tornar seu post, aos olhos da plataforma, relevante.
4. Monitore a presença nas redes sociais do político
É fundamental monitorar constantemente a presença nas redes sociais. É preciso saber o que está sendo dito sobre o político ou candidato, identificar as principais dúvidas e preocupações do público, e avaliar o desempenho das publicações.
Com essas informações, é possível ajustar a estratégia e melhorar o engajamento.
Mais do que isso, monitore os assuntos que estão em debate no seu eleitorado. Fale sobre aquilo que as pessoas estão falando e você terá mais chance de elas acharem o post relevante.
O eleitor deve pautar aquilo que a rede social de um político irá falar e não o político tentar pautar a vida do eleitor com seus conteúdos nas redes sociais.
5. Invista em anúncios e impulsionamentos nas redes sociais dos políticos
Por fim, é importante investir em anúncios e impulsionamentos nas redes sociais dos políticos.
As ferramentas de publicidade permitem segmentar o público-alvo e ampliar o alcance das publicações. Além disso, é possível criar anúncios criativos e impactantes, que chamem a atenção do público e gerem engajamento.
Mais que isso, quanto mais cedo você faz impulsionamentos, mais dados e comportamentos do eleitor você capta. E depois, na campanha, entregando o conteúdo certo para as pessoas certas, você será mais eficiente e irá gastar menos.
No meu canal do YouTube tem um vídeo completo com o passo a passo de como fazer impulsionamentos nas redes sociais de políticos e candidatos.
Quer aprender a aumentar o engajamento na rede social de políticos?
Sou autor do método “Como ganhar uma eleição com pouco dinheiro? 2.0”, um curso com mais de dez horas de videoaulas sobre marketing político nas redes sociais, além de 300 páginas de artigos e livros para ensinar você a fazer sua campanha.
Com aulas online, você pode aprender passo a passo, desde a criação e gestão de redes sociais de políticos, criação de posts políticos e conteúdos para candidatos até as estratégias mais modernas de anúncios, impulsionamento e tráfego pago na política.
Na primeira edição, em 2020, mais de 120 alunos do curso tiveram sucesso e foram eleitos vereadores aplicando o que aprenderam nas aulas.
Se você também quer ter sucesso e aprender tudo o que é preciso para ser eleito com pouco dinheiro, faça sua inscrição pelo valor promocional de R$ 99,99.
Não é mensalidade. É o curso completo e o melhor curso de marketing político do Brasil pelo melhor custo-benefício.
Para aprender gratuitamente, com dicas diárias e aulas completas sobre marketing na política, me siga no Instagram e inscreva-se no meu canal do YouTube